Modelando uma cabeça humana
 

Existem alguns sites de tutorial para modelar cabeça humana, muito bons. Duas técnicas diferentes, com bons resultados.
http://www.comet-cartoons.com/toons/3ddocs/headpolymodel/

Este inclusive, apresenta o tutorial para modelar o corpo inteiro:
http://www.3dtotal.com/ffa/tutorials/max/joanofarc/joanmenu.asp

Para o meu exercício, utilizei como referência, a melhor: BJORK !!! :o)=

As técnicas das ferramentas do Max não são abordadas aqui, para isso é necessário acompanhar os tutoriais de modelagem da taça, prancha de surf, mão, etc.

Para modelar uma cabeça humana, é preciso ter as referências, como fotografias, desenhos, etc. No mínimo, uma referência de frente e uma de perfil.

 

Segue aqui as fotos que encontrei para minha modelagem.

Após escolher as imagens e configurar o background das viewports do Max, comecei criando um plano com 4 vértices.

Converti esse plano para um Editable Poly, e comecei a editar os vértices para contornar o olho.

Terminado de contornar o olho, repeti a operação para contornar a boca. Lembre-se que é mais pratico modelar apenas a metade da cabeça, depois basta aplicar o Symmetry para ter a cabeça inteira.

Em seguida, criei os polígonos para ligar o olho na boca, e as extremidades que contornam o nariz.

Continue criando segmentos, para juntar os polígonos que envolvem o olho com os polígonos que envolvem a boca.

Aqui um exemplo da malha com o Symmetry aplicado. Lembre-se que cada movimentação de vértice deve ser feita com base nas 2 vistas de referência (Front e Left), para criar a curvatura da cabeça.

 

Idem...

Aqui algumas referências para a criação dos polígonos que formam o nariz.

 

É incrível como mínimos detalhes podem alterar o rosto de uma pessoa.

Em alguns casos, o movimento de um único vértice pode fazer com que a imagem fique mais convincente...

O nariz da Bjork é muito característico... arrebitado, arredondado, achatado, delicado... muito dificil de reproduzir...

Eu cheguei num resultado satisfatório, mas ainda falta alguma coisa...

 

 

 

 

 

Modelar orelha é bem trabalhoso, mas é um ótimo exercício!
Veja a modelagem detalhada de uma orelha aqui:

http://www.3dtotal.com/ffa/tutorials/max/joanofarc/ear1.asp

Aproveitando a foto de referência, criei 2 camadas no phoptoshop para texturizar o rosto.

Procurei uma outra foto, que eu pudesse aproveitar para criar a textura do olho.

Iluminação

1- Sky Light, com 0.3 de intensidade e o valor 145 no Rays/Sample do Ligth Tracer, para dar uma poluida e um pouco de realismo.

2- Omni de cor branca, 0.4 de intensidade e uma sombra Area Shadows. O cabelo foi excluído dessa luz.

3- Omni de cor branca, com 0.4 de intensidade com sombra Hair Shadows.

4- Outra Omni 0.5, apenas para dar reflexo no cabelo. todos outros opbjetos estão excluídos desta luz.

5- Luz de `quebra`, cor azul, 1.0 de intensidade. Vem de baixo, com Hair Shadows.

 

Somando tudo isso, cheguei nesse resultado.

 

Para criar o cabelo e cílios, utilizei o Plug-in Shag:Hair. Criei algumas linhas para servirem de guias para as mechas do cabelo.

 

Lado direito, lado esquerdo, mecha que se desloca debaixo da boca e os cílios.

Aguardem, em breve um tutorial sobre a utilização básica do Shag:Hair

Esse projeto promete ser um eterno WIP, então pode ser que eu venha a modelar o corpo inteiro e quem sabe fazer alguma animação...

Por enquanto, segue mais algumas versões antes de chegar no resultado `final-atual`. Principalmente os testes de cabelo e iluminação.

 




Aproveito para publicar umas imagens, que fiz para um trabalho acadêmico, sobre foto-digital e Pop-Art... tb utilizando a Bjork.